quarta-feira, 2 de setembro de 2015

BERÇÁRIO - II REALIZA PLANTIO DA FLOR CRAVINA

   No nosso CMEI, a interação da criança com meio ambiente começa desde cedo. 
  Temos como propósito mostrar o prazer da criança em estar em contato com a natureza e a importância deste contato para a criança.








   As professoras Conceição, Laís e Fabiany agradecem aos pais pela colaboração na aquisição das mudas de flores.

Flor Cravina
                                                                                                             
Nome popular: Cravina.

Nome científico: Dianthus chinensis L.

Família: Caryophyllaceae.

Origem: Ásia e Europa.

   A Cravina é uma planta herbácea, anual, com 30 a 40 cm de altura. Ela possui flores solitárias, simples, de cores vermelhas, róseas, arroxeadas, brancas ou com mesclas de cores. Sua principal característica são as pétalas largas com bordas serrilhadas, presentes nas suas flores, que geralmente surgem no verão. As mini-rosas são as plantas ideais para acompanhá-las nos jardins.
É muito utilizada em jardins, em maciços e bordaduras, criando um efeito campestre. Seu uso em ambientes internos é muito restrito, devido à necessidade de sol direto.

Como cuidar: A cravina cresce bem em sol pleno em locais mais frios, e prefere locais com sombra à tarde em locais mais quentes. A planta aprecia o frio do sul do país, sendo lá a região mais adequada ao seu cultivo. 

   Deixe o solo secar levemente antes de regar novamente, mantendo o solo úmido.

      Na realidade, a planta pode durar mais de um ano, mas devemos tratá-la como anual, renovando os canteiros todos os anos para que ela fique sempre bonita.

BERÇÁRIO - I REALIZA PLANTIO DA FLOR KALANCHOE

  O Berçário-I também promove o cuidado com o nosso Jardim. 
   As famílias foram convidadas a realizar o plantio de flores Kalanchoe.
   As professoras Deise​, Eliane​ e Rosilei​ agradecem as famílias que contribuíram para a aquisição das flores e o mais importante, a participação no plantio!














Flor Kalanchoe
Nome científico: Kalanchöe blossfeldiana

Família: Crassuláceas

Origem: África e Madagascar

Características: Planta suculenta, também conhecida como "gordinha" em virtude de suas folhas carnudas. Planta rústica que produz abundante floração, com as pequenas flores agrupadas em buquês, nas cores rosa, laranja, amarela e vermelha, dependendo da variedade. Ideal para formar maciços e bordaduras nos jardins, mas também dá ótimos resultados em vasos e floreiras. É uma planta que precisa de muita luminosidade. Quando adulta, alcança até 30 cm de altura.

Época de floração: Entre o final do outono e início da primavera.

Reprodução: Para obter novas plantas a partir de um vaso de kalanchoe, é só usar os brotos que surgem nas bordas das folhas adultas.

Cultivo: O clima adequado para o cultivo é o quente e úmido. Pode ser cultivada à meia-sombra, desde que receba luz solar direta algumas horas por dia. As regas no inverno devem ser espaçadas, pois o excesso pode provocar o apodrecimento das raízes. Para que o kalanchoe cresça forte e produza folhas com um leve tom avermelhado, devemos tentar reproduzir as condições de seu ambiente de origem, ou seja, colocar o vaso onde possa receber sol e vento.

Dicas: Mesmo não estando florido, o kalanchoe é de grande valor ornamental, pois não suas folhas permanecem bonitas durante todo o ano e, recebendo boas doses de luz solar direta, adquirem um tom avermelhado, criando um efeito interessante em jardins ou floreiras.